quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dalvina Ferreira da Silva

Aaaa eu não acredito que eu vou ter que falar da tia Dal (Vina como diz meu tio querido).

Bom, além de ser filha da nossa desconhecida, porém honrada, dona Almerinda e o maestro (in mm) Agostinho, de quem o tio tanto fala, lá na cidade de Diamantina, Curitiba, é Irmã de caminhoneiro (vai ver foi por isso também que o tio conseguiu laçar essa morena), participante do coral não, benhê... filha do maestro!!!
Prendada, magra, morena, alta, com um pé liiindo, se o tio fosse tomar uma bica, o estrago ia ser... enfim, isso é um detalhe.
Falar da tia Dalvina não é fácil; vejam bem: ela é discreta e eu escandalosa; Ela é prendada e eu, bom, prefiro não comentar.
Ela é morena jambo, e eu branca azeda;  ela calça 38,e eu 37 (na época em que nos conhecemos eu tirava um barato por causa do tamanho do pé, e hoje é quase do mesmo tamanho). É tia, o tempo se encarrega de dar as respostas a quem fala demais, rs. 
Quando morei recentemente em seu doce lar, ela vivia me incentivando nas dietas, fazia meus legumes, carnes e não se conformava do meu abuso no creme de leite (aquela dieta podia). Mas também nem me ajudava direito, todos os dias fazia bolo, comidas gostosas sempre, de sábado era pastel... Assim, não dava né? E o meu pote de amendocrem dentro do guarda roupa da Débora? Que delícia.
Ah tia, eu sei que se você pudesse escolher teria mandado a gente colher abacate, mas foi o tio que mandou a gente ir para sua casa, quem pagou o pato foi você né?
Deixa eu continuar falando de vc.....
Ela está sempre pronta com um prato de comida (nem que seja requentada, naquela marmitinha de alumínio) pra me dar, não importa a hora. É a marmita dos mortos de fome, rssss. Quem chegar primeiro, traça.
Ela teve um começo árduooo. Conheceu um tio nosso, um bem gatão, ai fica dificil, TODOS SÃO.
Um violão a tiracolo,(não era qualquer violão era o GIANINI), e também com aquela côrte toda em cima da moça, jogando uma ótima conversa no maestro e ainda com violão e voz, para né. As outras 30 indicadas para o "Oscar" digo, para o Vasne, ficaram no chinelo, literalmente. Com o pé lindo dela, não tinha pra ninguém.
Ele escolheu a mais discreta e esperta e ela acabou levando a estatueta para casa. Na verdade, ele que a trouxe para nós e aí ela conheceu o que tinha por trás daquele homem maravilhoso.
O Mique,que era um presente, seu Natanael e Dona Dinorah, 6 irmãs e 4 irmãos, fora as sobrinhada fascinada pelo tio, enlouquecidas que tinham perdido a cabine do caminhão, agora ocupado pela 1º dama.
Mas quem conhece a tia Dal, sabe que ela é assim cheia de detalhes que nos encantam;
porque ela é na dela, e a nossa família não tem essa característica.
Ela não dá bom dia a cavalo, a não ser que ele lhe cumprimente. rs
Sempre disposta a fazer o melhor, além da salada de maionese que eu amo (e a torcida do santos!), do bolo toalha felpuda (faz tempo hein tia!), e de tantos outros quitutes, ela sempre está a servir com o melhor que ela tem, sempre humilde reconhecendo seus limites e sempre tão atenciosa com cada um.
Eu posso falar porque tive a oportunidade de conviver mais, quando era menor e, agora, depois de grande.
Você teve muito amor, muito temor de Deus para não sair correndo, e ainda teve muita doçura, pq tia, vc é doce! NÃO MELADA, isso EU SOU. Você é mousse de maracujá, doce na medida certa sem perder a propriedade de azedinho no final.
Talvez a palavra mais apropriada, seja ternura. SIM SENHORA, VC É.
Amável, agradável, até quando não está de acordo. EU AMO VC TIA.
Você sabe ouvir, pensa trezentas vezes antes de responder,e quando responde é REAL.
Amo o jeito como você cuida da sua família e como a defende. Amo conversar com o Mique e ver o quanto de você tem nele. 
É lindo ver como a Débora e o André tem a sua discrição.
O bom de tudo é perceber como o tio Vasne é um homem melhor com você. Você encontrou um homem com "H" e ele, uma mulher com o abecedário completo.
Obrigada tia por nos receber em seu coração como sobrinhas, filhas, amigas,cunhadas-irmãs.
Você é mais do que tia, vai além do sangue, pois não temos a mesma linhagem; vai além da cruz, porque ali, bom, ali ocorreram todas as transfusões cabíveis que nossa mente não é capaz de compreender.
Mas não poderia deixar de lembrar: Obrigada pelos pães, pelo café com leite, pelo arroz-com-cenoura-picadinha, pela carne com batata, pelo suco de milho feito de última hora, por ser ouvido, abraço e consolo.Obrigada pelos mimos a minha mãe e ás minhas sobrinhas. Você é tão carinhosa!
Que o Senhor te dê em vida tudo aquilo que é colheita sua, e que é graça dEle.
E mesmo você não aprendendo a gostar de fotos (como eu), separei algumas. E o seu nariz é o mais lindo da face da terra. te amo.

Rebeca da Silva


Ah, como ela é linda!!! o Vasne que o diga. Super atenciosa, dedicada e uma quituteira de mão cheia! Amo o bolo de fubá que ela faz, não há igual!
O Vasne viajou uns tantos mais de mil quilômetros pra encontrar sua linda esposa: e fez muito bem!
Bom, acredito que estão preparando, mas pra não parecer que foi esquecido, vim de improviso fazer essa pequena lembrança a minha querida e linda cunhada.
Parabéns Dalvina!!! Deus te abençoe e guarde em todos os momentos da sua vida! amovocê!!!!


zelzinha


3 comentários:

Zel disse...

Pois é, agora fiquei conhecendo um pouco mais da linda Dalvina Jolie, mãe da Débora Jolie... não fosse essa escritora nata da família (a Rebeca, claro!!!!) eu não saberia tanta coisa da minha cunhada magrela (com todo respeito e inveja rsss).
beijos bejos besos

Criatividade... o Segredo disse...

Reh, isso não é um post... é um romance inteiro... rs
Muito Lindo, vc pode fazer letras, pq a veia pra escritora pulsa em vc!!!!
Bem, Dalvina querida,
Quero desejar a vc o que Deus tiver de melhor pra te dar!!!
e junto com tudo isso, saúde e muita felicidade!!!
um beijão
sua cunhadinha caçula
Dal como vc!

Gessel & Cenira disse...

OLÁ é muito facil falar da Dal, ela é a cunhada que todos admiram ,. poucas palavras são suficiente pra descreve-la ,ADIMIRAVEL ,,,,,,,SEMPRE NA DELA ; VOU VER SE CONSIGO IMITA -LA ......ISSO É UM GRANDE DESAFIO,,,,